Shoujo Temptation Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bushido - O Código de honra Samurai

2 participantes

Ir para baixo

Bushido - O Código de honra Samurai Empty Bushido - O Código de honra Samurai

Mensagem por Milky Qua Out 07, 2009 12:29 am

- O Bushido:

Bushido (武士道) literalmente, "caminho do guerreiro", é um código de conduta e modo de vida para os Samurai (a classe guerreira do Japão feudal ou bushi), vagamente semelhante ao conceito de cavalheirismo que define os parâmetros para os Samurais viverem e morrerem com honra.
É originário do código moral de um samurai e salienta a frugalidade, fidelidade, artes marciais, mestria e honra até a morte. Nascido de duas principais influências, a existência violenta do samurai é atenuada pela sabedoria e pela serenidade do Confucionismo e do Budismo. O Bushido foi desenvolvido entre os séculos 9 e 12 e inúmeros documentos traduzidos a partir dos séculos 12 e 16 demonstraram a sua grande influência em todo o Japão, embora alguns estudiosos terem mencionado que o "termo Bushido em si é raramente mencionado na literatura pré-moderna". Durante o período da ditadura militar feudal do Xogunato Tokugawa estabelecida no Japão em 1603 por Tokugawa Ieyasu, os aspectos do Bushido ficaram formalizados no Direito Feudal japonês.

- Influências do Bushido:


O Bushido foi formado e influenciado pelos conceitos do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo. A combinação dessas doutrinas e religiões formaram o código de honra do guerreiro samurai, conhecido por Bushido.
Em função das influências do Budismo, os samurais não temiam a morte, pois acreditavam na existência da vida após a morte: (exemplo: kamikazes) renasceriam no encargo de guerreiro em suas contínuas reencarnações. Os samurais também não temiam os perigos, uma vez que as técnicas de meditação do Zen foram usadas como um meio de limitar esse temor. Com os ensinamentos Zen, os samurais buscavam entrar em harmonia com o seu Eu interior e com o mundo à sua volta. O desapego era a base do samurai e, com a prática do desapego, os samurais formaram a maior casta de guerreiros que já existiu.
O Bushido foi influenciado também pelos preceitos do Xintoísmo, como a lealdade, o patriotismo, e a reverência aos seus antepassados. Com tal lealdade para com a memória de seus ancestrais, os samurais empenham essa mesma reverência ao imperador e ao seu daimyo ou senhor feudal. O Xintoísmo também fornece a importância para o patriotismo com o seu país, o Japão. Eles crêem que a Terra não existe apenas para suprir as necessidades das pessoas. "É a residência sagrada dos deuses, dos espíritos de seus antepassados…" A Terra deve ser cuidada, protegida e alimentada por um patriotismo intenso.
O Confucionismo oferece ao Bushido a sua crença em relação aos seres humanos e às suas famílias. O Confucionismo ressalta o dever filial e as relações entre senhor e servo, pai e filho, marido e mulher, irmão mais velho e mais novo e entre amigos mais velhos e mais novos, que são seguidas pelos samurai. Junto com estas virtudes, o Bushido também prega a justiça, benevolência, amor, sinceridade, honestidade e autocontrole. A justiça é um dos principais fatores no código do samurai, assim como o amor e a benevolência que são suntuosas virtudes dos samurais.

- Preceitos do Bushido:

O seu maior princípio era buscar uma morte com dignidade, conforme expresso no Hagakure (oculto nas folhas), um dos mais importantes tratados acerca do Bushido, escrito por Yamamoyo Tsunetomo, um samurai da província de Nabeshima, atual Saga, em 1716.
Um samurai jamais poderia se entregar e deveria estar sempre preparado para a morte. Além disso, a honra do samurai, de seus antepassados e de seu senhor deveria ser preservada por ele. Outros aspectos importantes é que um samurai jamais pode fugir de uma luta.
Mesmo apenas um samurai contra um exército de oponentes, ele não pode abandonar a luta. O samurai também deve estar sempre do lado da justiça e ter compaixão com seu inimigo derrotado ou mais fraco. Lealdade, etiqueta, educação e noção de gratidão eram outras coisas que o Bushido pregava. Um samurai honrado deveria ser leal ao seu daimyo (senhor feudal), Shogun e Imperador. No geral, guerreiro é aquele que procura o seu próprio caminho. Muitas pessoas podem estar perfeitamente a procurar o caminho sem se darem conta disso. Guerreiro é a pessoa que tem um objetivo e que, por meio deste, passa a ter consciência do seu dom e das suas limitações. Através dessa consciência, o guerreiro atinge a sua meta, combinada com a vontade de vencer as fraquezas, temores e limitações.
Cada pessoa trilha o seu próprio caminho, já que existem vários caminhos: como o caminho da cura pelo médico, o caminho da literatura pelo poeta ou escritor e muitas outras artes e habilidades.
Cada pessoa pratica de acordo com a sua inclinação. Por isso pode-se chamar de guerreiro, aquele que segue o seu caminho específico. Porém, no Bushido, a palavra guerreiro significa muito mais do que isso. O termo bushi não pode ser designado a qualquer um. O bushi é diferente, pois seus estudos do caminho baseiam-se em superar os homens. A casta guerreira distingue-se das demais pela sua fidelidade e honra, a palavra do guerreiro vale mais do que tudo.
O caminho do guerreiro é o caminho da pena e da espada, esse conceito vem do antigo Japão feudal e determinava que o guerreiro (bushi) dominasse tanto a arte da guerra quanto a leitura e que ele deve apreciar ambas as artes. O bushi deve aprender o caminho de todas as profissões, se informar sobre todos os assuntos, apreciar as artes e quando não estiver ocupado em suas obrigações militares, deverá estar sempre praticando algo, seja a leitura ou a escrita, armazenando em sua mente a história antiga e o conhecimento geral, comportando-se bem a todo momento para ter uma postura digna de um samurai, tudo isso sem desviar do verdadeiro
caminho, o Bushido.
A etiqueta deve ser seguida, todos os dias da vida cotidiana, assim como na guerra pelos samurais. Sinceridade e honestidade são as virtudes que avaliam as suas vidas. Transcender um pacto de fidelidade completa e confiança esta ligado à dignidade. Os samurais também precisavam ter autocontrole, desapego e austeridade para manter a sua honra, em função disso, podemos dizer que o samurai é o guerreiro completo e o seu código de honra - o Bushido - tem forte influência no estilo de vida do povo japonês e oferece uma explicação do carácter e da indomável força interior desse povo.
Para o Bushido, o caminho do guerreiro exige que a conduta de um homem seja correta em todos os sentidos, dessa forma, a preguiça é um mal que deve ser abominado. Mas existem problemas quando a pessoa se apoia no futuro, pois torna-se preguiçosa e indolente, já que deixa para amanhã, aquilo que poderia ser feito hoje.
Pessoas que agem dessa maneira, não seguem o verdadeiro preceito do Bushido, que de um modo geral, é a aceitação final da morte. Se o guerreiro tem plena consciência da morte, evitará conflitos, estará livre de doenças, além de ter uma personalidade com muitas qualidades e diferenciada às dos demais seres humanos. O guerreiro vive o presente sem se preocupar com o amanhã, de modo que quando contempla as pessoas, sente como se nunca mais fosse vê-los novamente e, portanto, o seu dever e consideração as pessoas, serão profundamente sinceros. O verdadeiro guerreiro é aquele que aceita a morte, dessa maneira, ele não irá se meter em discussões desnecessárias que venham a provocar um conflito maior, já que assim ele pode acabar sendo morto e isso resultaria na sua desonra ou afligiria a reputação e nome de sua família. Se a idéia de morte é mantida, será cuidadoso e susceptível de ser discreto e não dirá coisas que ofendam às outras pessoas. Também não cometerão excessos doentios com a comida, bebida e sexo, usando a moderação e a privação em tudo, permanecendo livre de doenças e mantendo uma vida saudável.

- Doutrinas:

O Bushido expandiu e formalizou o anterior código do samurai, salientando a frugalidade, a lealdade, o domínio das artes marciais, a honra e à morte. Sob a Bushido ideal, se um samurai falhar ao defender a sua honra ele poderia recuperá-la através da execução do seppuku (suicídio ritual).
Em um excerto do seu livro sobre Samurai: "The World of the Warrior", o historiador Stephen Turnbull descreve o papel do seppuku no Japão feudal:
"No mundo dos guerreiros, seppuku era um ato de bravura que era admirável em um samurai que sabia que foi derrotado, perdeu a honra, ou que foi mortalmente ferido. Isso significa que poderia terminar os seus dias com as suas transgressões apagadas e com sua reputação não apenas intacta, mas na realidade reforçada. O corte do abdómen libertava o espírito do Samurai da força mais dramática, mas era uma foram extremamente dolorosa e desagradável de morrer e por vezes o Samurai que realizada o ato pedia a um fiel companheiro que lhe cortasse a cabeça no momento da agonia." - The World of the Warrior (Stephen Turnbull)

O Bushido foi amplamente praticado, variando pouco ao longo do tempo e em toda a área ancestral geográfica e sócio-econômica dos samurai que em determinada altura representou até 10% da população japonesa. O primeiro censo da era Meiji, no final do século 19. Contou 1.282.000 membros da "casta alta samurai", autorizados a montar a cavalo e 492.000 membros da "casta baixa samurai", autorizados a usar duas espadas, mas não a montar a cavalo, em um país com cerca de 25 milhões de habitantes. Outras partes da filosofia Bushido abrangem métodos de criar os filhos, aparência, e aliciamente, mas tudo isso pode ser visto como parte da preparação constante para a morte, para usufruir de uma morte com a honra intacta, o objetivo final de uma vida vivida segundo o Bushido. Na verdade, uma "boa morte" é a sua própria recompensa não tendo nada a ver com "recompensas futuras" na outra vida. Samurai notáveis tem realizado ao longo da história, tais objetivos ou crenças com expressa a consciência das
suas ações, já que envolvem obter tal recompensa, especialmente no Budismo. Pelo contrário, a alma de um nobre guerreiro que sofre no inferno, ou como um fantasma é um tema comum na arte e literatura japonesa. O Bushido, portanto, exibe a influência do Dao através Budismo Zen - é uma filosofia, em oposição à crença religiosa.

- Citações em clássicos da literatura:

" Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você fir o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho" - O Livro dos Cince Anéis (Miyamoto Musashi)

"Um samurai deve antes de tudo ter sempre em mente, dia e noite, desde a manhã de ano novo, quando pega os palitos para comer e tomar café, até a noite do último dia do ano, quando paga suas faturas, o fato de que um dia irá morrer. Essa é sua principal tarefa." - Bushido, O Código do Samurai (Daidoji Yuzan)

"Seguir o bushido é dar ênfase à lealdade, fidelidade, auto sacrifício, justiça, modos refinados, humildade, espírito marcial, honra e, acima de tudo, viver e morrer com dignidade." - ?

"Naoshige disse uma vez: - O bushido significa a morte em desespero. Várias dezenas de samurais sadios não podem matar um único samurai (que teme com essa morte em desespero). Homens sadios, de mente calmamente bem-compostas não podem realizar um grande empreendimento. Você só precisa ficar desesperado a ponto de morrer. Se a discrição e a consideração do momento fundem-se com seu bushido, você na certa hesitará e ficará aquém de sua espreita" - Bushido: O Camindo do Samurai (Tsuramoto Tashiro)

Em resumo... Bushi é aquele que segue o caminho do guerreiro! \o/
E Miyamoto Musashi já dizia: "A vida de alguém é limitada; a honra e o respeito duram para sempre."

- As Sete Virtudes do Bushido:
1 - Gi (義): Justiça, moralidade, atitude direta, razao correta, decidir sem hesitar;
2 - Yuu (勇): coragem, bravura heróica;
3 - Jin (仁): compaixão, benevolência;
4 - Rei (礼): polidez e cortesia, amabilidade;
5 - Makoto (誠): sinceridade, veracidade total;
6 - Meiyo (誉): honra, glória;
7 - Chuu (忠): dever, lealdade.
Milky
Milky
Designer
Designer

Feminino Peixes Macaco
Mensagens : 1049
Idade : 32
Reputação : 20
Pontos : 17360
Localização : Em casa, com o Lee *---*
Data de inscrição : 16/08/2009
Emprego/lazer : Ver Tenipuri/TeniMyu serve? e.e Humor : Crise de meia idade -q
A tua Ficha
Nome:: Milky (mentira e.e)
Idade:: 18
O teu maior sonho:: Yuuta só pra mim *¬*

http://twitter.com/tiaMilky

Ir para o topo Ir para baixo

Bushido - O Código de honra Samurai Empty Re: Bushido - O Código de honra Samurai

Mensagem por birdyangel Qua Out 14, 2009 5:33 pm

eu conheci o códico de honra do samurai, quando eu treinava nijutsu, kenjustu

fascino-me com as ideias deles.. adoro os pensamentos dos samurais *.*
birdyangel
birdyangel
Shoujo Iniciante
Shoujo Iniciante

Feminino Capricórnio Cobra
Mensagens : 93
Idade : 34
Reputação : 3
Pontos : 16094
Localização : Hellgarve
Data de inscrição : 28/09/2009
Emprego/lazer : estudante/trabalhador Humor : bem disposta
A tua Ficha
Nome:: Birdynatsumi
Idade:: 19
O teu maior sonho:: Passar uams férias no Alaska, e de seguida passear por Japão!

http://nihongoanimes-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos